terça-feira, 11 de outubro de 2011

Criança na Moda.

MODA...e o que vestir em seu filho
Levando ainda o inchaço em consideração, prefira sandálias de tiras mais largas, para seus pés não ficarem cheios de relevos. É bom evitar botas de cano alto, que são ainda mais difíceis de calçar. Prefira os modelos de cano curto e com zíper, que abrem caminho para seu pé entrar. Meias de compressão podem amenizar o cansaço das pernas sem abalar o visual. As de cor preta, importadas, são ótimas.
Calça jeans é um item delicado. Pessoalmente, morro de aflição de imaginar o bebê sendo espremido por um jeans bruto. Mas existem as versões stretch e há sempre a possibilidade de aplicar uma barrigueira na calça – até butiques de luxo, como a Daslu, oferecem esse serviço.
Siga a tendência hi-low: misture peças mais caras e de grife (high) com outras baratinhas (low). O critério é simples: o que for útil por apenas nove meses pode ir para a categoria low, enquanto peças e acessórios que sobrevivem à gestação compensam um investimento maior.
Para o bebê, vale a mesma máxima hi-low, mas o critério é outro. Geralmente as roupas da maternidade são as mais caprichadas – e caras. Difícil escapar dessa cilada, já que você quer recebê-lo com todas as honras a que ele tem direito. Mas lembre-se de que roupa de recém-nascido pode durar apenas um único mês e que nessa fase troca-se muitas vezes de roupa ao longo do dia (e da noite) – ou seja, é preciso um bom sortimento.
Se você é do tipo que aprecia uma boa relação custo-benefício, vai preferir pagar mais caro pelas roupas que ele mais usa: ou seja, bons bodies e camisetas de algodão puro, macacões e calças confortáveis, de malha, moletom ou fleece (para o inverno).
Mas e a roupa da primeira festa? Do primeiro aniversário? Claro que, mais uma vez, você vai querer caprichar. Se for seu primeiro filho, invista sem culpa. Você vai reaproveitar muita coisa para o segundo – e pode dar essa alegria a uma criança carente. De qualquer jeito, tenha certeza de que a roupa escolhida, apesar de chique, permite à criança movimentar-se à vontade. E é bom ter a cumplicidade dela – que se sentirá orgulhosa de estar tão elegante naquele dia. Nada de ataques histéricos se cair sorvete de uva no vestido pomposo. É mais importante a alegria da criança ao tomar um sorvete do que sua irritação diante de sua própria falta de previsão.
Seu filho não é miniatura dos pais. É um ser humano que deve ser respeitado. Camisas abaixo do tamanho 2 deveriam ser proibidas por lei. Roupas de tecido sintético de baixa qualidade também. A criança é como a grávida: deve usar apenas tecidos que favoreçam a respiração da pele. Acredite: o 100% algodão é o melhor companheiro de ambas.

Até 3 meses
• Compre pouca roupa sofisticada de tamanho RN (recém-nascido). O bebê cresce e engorda rápido nesse período
É BOM TER: 
seis macacões de linha, lã ou plush e duas mantas
EVITE: 
peças com muitos bordados, golas grandes e tecidos ásperos

Macacão D. Tonetti



3 meses 1 ano
• O bebê já vai engatinhar e até pode começar a andar no final desta fase. Opte por roupas que permitam boa movimentação
É BOM TER: muitos bodies e meias com antiderrapantes
EVITE: calças sem abotoamento lateral ou interno

Conjunto Mimo & Co e sapatos Daslu

1 a 2 anos
• A criança não troca tanto de roupa e já usa mais sapatos e tênis
É BOM TER: para festas, três vestidos (meninas) e quatro camisetas, duas calças e duas bermudas (meninos)
EVITE: vestidos com armação e laços exagerados

Vestido e sapatos La e Lú


2 a 3 anos
• Eles já conseguem se vestir com supervisão
É BOM TER: acessórios variados e roupas com estampas coloridas para enfeitá-los
EVITE: peças que são difíceis de vestir

Conjunto Tyrol e botas Jacadi


3 a 5 anos para meninas
• Criança deve estar bem vestida com roupa de criança. Tome cuidado para que ela não fique parecida com uma adolescente
É BOM TER: conjuntos de malha, porque as garotas querem mesmo é muita brincadeira
EVITE: sapatos de salto alto e plataforma

Calça Mimo & Co, tricô Barbie e tênis Keds


3 a 5 anos para meninos
• Camisetas coloridas, bermudões e alguns pares de tênis são peças obrigatórias no guarda-roupa dos garotos.
É BOM TER: para festas, calças e bermudas de cores básicas. Deixe a cor para a parte de cima
EVITE: roupas justas

Calça, camiseta e sapatos Green



Lilian Pacce,consultora de moda, apresenta o programa GNT Fashion no GNT e escreve para o jornal O Estado de S.PauloMarcelo Soubhia/Fotosite